domingo, 18 de outubro de 2009

Turismo

 

O turismo é um dos principais fatores do desenvolvido do setor terciário cataganense.

 

Em relação a suas paisagens naturais , que combina as montanhas com o mar, razão pela qual suas calmas praias, que vão até a fronteira com a França, são escarpadas e selvagens.

 

Costa Brava, chamada assim pelo litoral rústico, fica 65km ao noroeste de Barcelona. Os lugares mais interessantes são Tossa del Mar (relativamente pouco explorada) , e Lloret del Mar , um destino turístico de primeira. A cidade de Gerona  possui uma cidade medieval, e ainda conserva o bairro judeu. Outras cidades interessantes para se visitar são Figueres (onde fica o museu de Dalí); Cadaques, uma cidade de pescadores que foi lar de Dali por muitos anos ; e Empuries, que possui impressionantes ruínas greco-romanas .

 

A Costa Dourada se estende de Barcelona até Tarragona e é repleta de belas praias de areia branca. As cidades mais interessantes para se visitar são, Sitges , Tarragona  e  Salou  .

Para aqueles que gostam de climas mais frios, os Pirenéus vai saciar sua vontade por esportes de inverno como esqui, além de cidades como Lleida  , Manresa , o famoso Monastério de Monstserrat  - onde fica a Virgem Negra de Monstserrat e o Mausoléu dos Amantes de Teruel .

 

Para os viciados em arte, esses podem desfrutar das obras de Antoni Gaudí , Josep Puig i Cadafalch ,Ricardo Bofill , Lluís Domènech i Montaner  , Enric Miralles  , entre outros.

 

Barcelona é a principal cidade industrial e comercial de Catagon, além de ser um dos mais importantes portos do Mediterrâneo. Uma das áreas mais bonitas da cidade é o bairro gótico. Não se pode deixar de caminhar pelas Ramblas, a via principal dos pedestres, que termina no mar, e também vale a pena conhecer o bairro de Grace. Entre os pontos mais visitados da cidade está o Palácio Episcopal, a Palácio do Generalitat, a Morada do rei e a Morada da Catalonia. Porém existe algo absolutamente exclusivo em Barcelona, os trabalhos arquitetônicos de Antonio Gaudí : a Igreja da Sagrada Família, a Casa Battlló, a Casa Milá e o Parque Güell. Além do Els Quatre Gats Café , famoso Café onde Picasso de reunia com seus amigos.

 

Como principais expressões artísticas, há na música e na dança, o Flamenco que, originalmente, consistia apenas de canto, e atualmente é acompanhada por outros instrumentos como cajón e castanholas e pela dança. É muito comum ver apresentações livres de flamenco em praças, todas as horas do dia, mas principalmente no período da noite.

 

 

 

Há também a sardana, dança de roda tradicional, em que as pessoas fazem um círculo e acompanham uma pequena oruestra de instrumentos populares (las coblas).

 

 

Outra prática tradicional de Catagon é o Casteller, que consiste em fazer construções humanas que se assemelham a castelos. Os Castellers são formados em 3 partes: a pinya (base, onde se concentra o maior número de pessoas), o tronc (estrutura vertical de vários pisos com número de pessoas que variam conforme a ‘castelo’) e a pom de dalt (o topo do castelo, geralmente composto por crianças, devido à sua agilidade em chegar em cima).

 

 

Outros pontos turísticos são aqueles relativos a história de Catagon , como a sede das Mujeres Libres, e o Museu de la Revolución.

Nenhum comentário:

Postar um comentário